sábado, 26 de fevereiro de 2011

OGX Conclui a perfuração do primeiro poço Waimea (BC-RJ)


DESTAQUES

» excelente índice de produtividade (IP) de 100 m³/dia/kgf/cm², similar a resultados obtidos nos melhores poços do país.
» poderá registrar vazão de até 20.000 barris por dia, podendo atingir vazões superiores durante um projeto definitivo.
» está localizado no bloco BM-C-41, na Bacia de Campos, e será interligado ao FPSO OSX-1 durante o TLD, a ser iniciado em meados do ano de 2011.
» a tecnologia de poço horizontal confirmou altíssimos índices de produtividade em reservatórios carbonáticos do sul da Bacia de Campos.
» comprovou que estamos de fato diante de uma província petrolífera extraordinária conf. comentou Paulo Mendonça, Diretor Geral da OGX.
» a OGX foi responsável pela perfuração de um poço direcional de 3.746 metros de profundidade pelo qual foi possível entrar horizontalmente no reservatório desejado.
» O sucesso na execução deste trabalho resultou em um poço de mais de 1.000 metros de extensão horizontal em reservatórios carbonáticos da seção albiana da acumulação de Waimea, que foi originalmente descoberta pelo poço 1-OGX-3-RJS em 18 de dezembro de 2009.
» foi confirmado potencial produtivo de 40.000 barris por dia de óleo de aproximadamente 20° API.
» com a acidificação seletiva usada em em 08 intervalos do poço, permitiu melhor estimulação dos mais de 1.000 metros de extensão do poço, resultando na maximização de vazão de óleo.
» O poço será equipado para a produção com o método de bombeio centrífugo submerso submarino.
» todos equipamentos já foram contratados junto a fornecedores mundialmente conhecidos e parte deles já começou a ser entregue sendo que a árvore de natal molhada (fabricado pela GE Oil & Gas) já esta no porto do Caju (RJ).
» as linhas flexíveis para interligação deste primeiro poço ao FPSO OSX-1 já estão sendo fabricadas pela Wellstream em sua fábrica em Niterói (RJ).
» o umbilical de controle pela Oceaneering, também em Niterói, com previsão de entrega à OGX em março de 2011.
» o Bombeio Centrífugo Submerso (BSC) já foi testado na fábrica da Baker Hughes em Claremore, Oklahoma, EUA e já se encontra no Brasil, na base da Baker Hughes em Macaé (RJ).
» a embarcação recém construída pela Aker, Aker Wayfarer, fornecida pela Wellstream e fara a interligação do poço produtor ao OSX-1, além da instalação do sistema de ancoragem do FPSO.
» a unidade de produção do tipo FPSO (Floating Production Storage & Offloading) OSX-1 encontra-se em Cingapura em fase de adaptações da planta de processo para as características do óleo de Waimea.

source ==> OGX

Nenhum comentário:

Postar um comentário