segunda-feira, 16 de maio de 2011

Basileia 3 determina regras mais rígidas para bancos | Economia | Deutsche Welle | 13.09.2010


Basileia 3 determina regras mais rígidas para bancos

Comitê formado por 27 países define novas regras para o sistema bancário mundial, a fim de proteger os bancos de problemas de crédito e evitar uma nova crise financeira. Medidas ainda deverão ser aprovadas pelo G20.

Chefes das autoridades de supervisão financeira e dos Bancos Centrais de 27 países chegaram neste domingo (12/09), em Basileia, na Suíça, a um acordo sobre regras mais rígidas de liquidez e capital próprio para os bancos, com o objetivo de protegê-los de uma eventual nova crise internacional de crédito.
Os bancos serão obrigados a deter mais capital e ativos de menor risco, de forma a limitar os riscos tomados na concessão de crédito e na negociação de ativos, o que deverá torná-los mais resistentes a choques financeiros semelhantes aos que originaram a atual crise financeira mundial.
As regras obrigarão os bancos a levantar bilhões de dólares de capital novo nos próximos anos. A Associação de Bancos Alemães calcula que as dez maiores instituições bancárias do país necessitarão de 105 bilhões de euros de capital adicional. Para facilitar a tarefa, os bancos terão vários anos para se ajustar às novas exigências.
"Os acordos alcançados neste domingo são um fortalecimento fundamental dos padrões mundias de capital. Sua contribuição à estabilidade financeira e ao crescimento de longo prazo será substancial", afirmou o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, que participou do encontro na Suíça.
As reformas, chamadas de Basileia 3, terão ainda de ser aprovadas pelos líderes do G20, que vão se reunir em novembro em Seul, na Coreia do Sul. Depois disso, elas passarão a ser implementadas pelos 27 países que compõem o Comitê de Basileia, do qual faz parte o Brasil.
As novas r
Basileia 3 determina regras mais rígidas para bancos | Economia | Deutsche Welle | 13.09.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário